Blog da GCMCGRJ, destinado a mostrar as nossas ações e também para receber criticas e sugestões para cada dia melhor atender a nossa população. Guarda Civil Municipal você conhece você confia.

terça-feira, setembro 11, 2012

Grupamento Ambiental em curso sobre Legislação Ambiental


 
O curso é ministrado pelos instrutores Roger Rangel Coutinho e Carlos Henrique Precioso, funcionários da Secretaria de Meio Ambiente Foto: Carlos Grevi

Vinte agentes do Grupamento Ambiental, ligado à Guarda Civil Municipal, estão participando de um curso sobre Legislação Ambiental, promovido pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente. O curso, iniciado nesta terça-feira (11), prossegue nesta quarta-feira, das 14h às 17h, no auditório da Secretaria Municipal de Educação (Smec), e termina na quinta-feira (13), com uma visita de campo.

O curso é ministrado pelos instrutores Roger Rangel Coutinho e Carlos Henrique Precioso, funcionários da Secretaria de Meio Ambiente. Eles são mestres em Educação Ambiental. Nesta terça-feira, Roger abordou o tema Legislação Ambiental. Na quarta-feira, Carlos Henrique vai falar sobre Legislação Mineral e a indústria de mineralização no município.

A visita de campo, que vai marcar o encerramento do curso, sairá da Secretaria de Meio Ambiente na quinta-feira, às 14h. “Vamos observar a exploração de areia no Rio Paraíba. Está prevista também, visita à Baixada Campista, para a observação da exploração de argila e as indústrias cerâmicas”, informa Carlos Henrique.

Segundo ele, o principal objetivo do curso é capacitar os integrantes do Grupamento Ambiental, que vão trabalhar ostensivamente no campo, na fiscalização ambiental, em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente. Também participam do curso, alunos de faculdades que têm o curso de Engenharia Ambiental, como a Universidade Estácio de Sá e o Instituto Federal Fluminense (IFF). “Devido à grande procura, abrimos 15 vagas para os estudantes”, informa.

- Além de qualificar o guarda para atuar em crimes ambientais, este curso faz com que ele identifique e atue em crimes de extração mineral. O grupamento é composto por 28 guardas, 20 estão neste curso, para afinar a questão da fiscalização ambiental na questão da extração mineral. Vamos atuar em conjunto com a fiscalização da Secretaria de Meio Ambiente – destaca o comandante do Departamento Ambiental da Guarda Municipal, Márcio Barbosa.
 
fonte - PMCG

Nenhum comentário: